April 4, 2021

5 Dicas Para Criar Estratégias de Sucesso Para Seu Ecommerce

Lucas Rodrigues

A venda de produtos ou serviços online envolve muito mais do que apenas a criação de uma loja virtual. Você precisa ter uma estratégia de marketing para atrair, converter e reter os clientes.

O objetivo da campanha de e-commerce não deve apenas focar na venda, mas também em todas as etapas da jornada de compra de seus clientes, sempre oferecendo uma boa experiência, para aumentar a fidelidade do cliente e criar futuros embaixadores da marca.

Dicas e estratégias para ecommerce

Com isso em mente, a seguir estão algumas dicas de ecommerce para criar um plano de marketing de sucesso para sua loja virtual.

1. Identifique suas principais metas de ecommerce

O primeiro passo para definir uma estratégia para o seu ecommerce é estabelecer um conjunto de metas. Seu objetivo pode ser algo como, atrair um certo número de clientes ou gerar uma certa receita dentro de um período de tempo específico.

Com isso você será capaz de julgar o desempenho de sua loja online e os esforços de sua campanha de ecommerce com os objetivos definidos. Certifique-se de medir seus objetivos em relação aos padrões da indústria e definir benchmarks quantitativos.

Um bom ponto de partida seria definir objetivos e indicadores chave de sucesso (KPI). Os objetivos descrevem a meta, enquanto os indicadores mostram o quão longe ou tão perto você está da meta.

2. Crie personas

Saber quem é seu público-alvo será fundamental para o sucesso da sua estratégia de ecommerce.

Dedique algum tempo para identificar seu público-alvo, desenvolvendo suas buyer personas. As personas são representações de seu cliente “perfeito” que você pode usar para atingir clientes em potencial com mais eficácia.

Elas são basicamente personagens fictícios criados para desenvolver clientes reais para ajudá-lo a concentrar seus esforços.

Construir personas ajudará a orientar sua estratégia de marketing enquanto estabelece a voz e o tom de sua loja online. O marketing para o público errado prejudicará sua capacidade de gerar vendas, além de desperdiçar seu tempo e dinheiro.

3. Identifique sua proposta de valor exclusivo

Os clientes tendem a fazer muitas pesquisas antes de tomar a decisão de compra. Isso significa que eles provavelmente estarão comparando os produtos ou serviços que você oferece aos de seus concorrentes.

Identifique qual é a proposta de valor exclusiva de sua marca e deixe-a clara para seus clientes em potencial. A proposta de valor responde a uma pergunta crucial que todo cliente de e-commerce está perguntando: "Por que devo comprar de você em vez de seus concorrentes?"

Ele detalha como você resolve os problemas dos clientes e como você melhora a experiência deles agregando valor. Pode referir-se a benefícios específicos, como a forma como o seu produto é ecológico, econômico, rapidez na entrega ou oferece a maior variedade, etc.

4. Crie descrições eficazes de produtos ou serviços

Escreva descrições detalhadas dos produtos ou serviços que você está vendendo em sua loja virtual. Essas descrições devem destacar os benefícios e recursos de seus produtos e devem ser fáceis de ler para os clientes.

Equipe seus clientes com o máximo de informações possível.

Também é crucial incluir fotografias de alta qualidade junto com suas descrições. Os recursos visuais podem fazer ou quebrar uma venda. Certifique-se de incluir várias fotos de diferentes pontos de vista para ajudar seus clientes a entender melhor seu produto.

O design deve ser visível e facilmente manobrável por meio de qualquer dispositivo (ou seja, desktop/notebooks, smartphones, tablets, etc.)

Não se esqueça de otimizar sua loja de e-commerce para SEO. Otimize suas páginas para palavras-chave que incluem o nome do produto.

Certifique-se de que os títulos das páginas, cabeçalhos e texto alternativo da imagem se concentrem nas palavras-chave alvo, para que os mecanismos de pesquisa saibam como mostrar a sua loja de e-commerce para a consulta certa.  

5. Encante seus clientes

Existem diferentes maneiras de encantar seus clientes e construir embaixadores da marca. Pense em coisas que tornarão a experiência de compra de seus clientes o mais agradável possível.

Por exemplo: ofereça frete grátis, descontos no primeiro pedido, frete mais rápido em regiões específicas, personalização na embalagem etc.

O frete caro é o principal motivo pelo qual os compradores abandonam seus carrinhos. Juntar esforços para diminuir o preço médio do seu frete ou até oferecer frete grátis para pedidos acima de X reais, incentivará os clientes a comprar mais de seus produtos e fará com que eles sintam que estão obtendo mais valor com suas compras.

Conclusão

Se você deseja que sua loja virtual tenha sucesso, será necessário implementar uma estratégia de marketing assertiva e eficaz. Não espere gerar vendas simplesmente porque você tem uma loja online.

Seguindo essas cinco dicas de e-commerce, você estará no caminho certo para uma loja online bem-sucedida e confiável.

Precisa de ajuda para desenvolver seu e-commerce ou criar uma estratégia de marketing para a sua loja virtual? Estamos aqui para ajudar! Vamos conversar?

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