A lista foca em 25 princípios do varejo e 6 pontos chaves para melhorar a experiência do site na versão mobile. Vamos lá?

Ponto 1: Home Page ou Landing Page
A sua página principal ou página de vendas são seu primeiro contato com o cliente, se o seu objetivo é vender, é importante que a página contenha uma CTA (Chamada para ação) bem clara.
Além disso, essas chamadas precisam ser descritivas. Uma CTA clara pode aumentar em 33% os cadastros dos consumidores.
O consumidor precisa entender com clareza qual ação você quer que ele faça, para isso é interessante que você o oriente por todos os benefícios, propostas de valores e desdobre todas as dores que o seu produto possa vir a sanar.
Evite o uso de pop-ups de página inteira, esses anúncios que bloqueiam a tela acabam com a experiência do usuário. Esses anúncios são o equivalente aquele atendente de loja que insiste que você faça o cartão, mesmo você dizendo que está só dando uma “olhadinha”.
Remova carrosséis automáticos, banners em carrossel são muito úteis para passar informações complementares mas, a velocidade de transição pode atrapalhar a experiência de quem está focado na mensagem.
O usuário precisa sempre estar no controle do site.
Ninguém gosta de passar horas procurando por um produto, por isso coloque suas principais categorias na home page e de fácil visualização do cliente.
Use fontes legíveis e de tamanho atrativo, seus clientes precisam receber a mensagem de forma clara e visualmente elegante.
E por fim, prova social, os famosos depoimentos. Quantas vezes você já comprou um produto por ter sido influenciado por terceiros? Várias vezes, não é mesmo?
Com os seus consumidores não é diferente, as pessoas têm a tendência de validarem suas opiniões baseadas nas opiniões de outras pessoas, por isso, use e abuse de comentários positivos.
Se quiser saber mais sobre a técnica Sentir-Saber-Fazer, leia nosso artigo!
Ponto 2: Menu e Navegação
O menu é uma parte chave para uma boa experiência do cliente, um menu bagunçado pode atrapalhar a busca do cliente e fazê-lo sair do site.
Se o tráfego no ponto de venda e ligações são importantes, opte por botões de contato e localização no topo das páginas, dessa forma se houver o interesse seu cliente sabe exatamente como te encontrar ou solicitar um orçamento.
Mantenha o menu simples e em uma página, principalmente na versão mobile, o consumidor não gosta de rolar a página para encontrar uma opção.
Para categorias principais, ordene os produtos por volume de tráfego. Caso existam subcategorias, organize-as em ordem alfabética.
Mantenha seu menu atualizado e acrescente a aba de promoções, clientes novos tendem a buscar por promoções em sua primeira compra.
Ponto chave 3: Barra de pesquisa
Seu site pode ser o mais organizado e atrativo possível, porém, a barra de pesquisa é um ponto chave para clientes mais objetivos e que sabem o que querem. Por isso:
- Mantenha a pesquisa visível
- Use sugestões automáticas
- Acrescente corretor ortográfico
- Sempre ofereça um resultado
- Utilize a inteligência artificial e mantenha em destaque buscas anteriores ou as maiores buscas do site.
Ponto 4: Categorias e Produtos
Garantir o tráfego no site é importante, por isso recomendamos que você tenha uma proposta de valor do produto em todas as fases do funil, principalmente nas categorias e páginas de produto.
Exemplo: Você oferece um produto anti-acne, crie uma categoria com todos os produtos para acne, acrescente informações na descrição do produto e etc.
Disponibilize a opção de filtro ou organize a categoria de maneira fácil.
Acrescente elementos de urgência, por exemplo, selos de desconto, ultimas unidades e etc.
Tenha sempre o preço nas páginas de produto e acrescente CTAs extras como, compra parcelada, lista de desejos, e-mail, ligação, entre outros.
E como falamos anteriormente, acrescente depoimentos de outros consumidores satisfeitos com o produto.
Ponto 5: Conversão
Um dos principais erros é enviar o cliente direto pro checkout após acrescentar um produto no carrinho, o ideal é limitar os pontos de saída e fazer com que o consumidor continue experienciando o site, buscando novos produtos e promoções.
Use uma barra de progresso se a sua página de conversão possuir mais de 2 passos, reapresente ao consumidor os valores do produto durante a conversão.
Utilize chamadas para ação descritivas, apresente ao seu cliente qual a melhor opção de frete, pagamento e onde utilizar o cupom de desconto.
Permita que os consumidores finalizem a compra em outro dispositivo, relembre-os do carrinho via e-mail ou disponibilize uma aba “salvar para depois”.
Por fim, facilite a compra sem cadastro, estudos comprovam que 35% dos usuários consumidores tendem a abandonar a compra e não fornecer dados com receio de spam.
Por isso, é importante que você forneça benefícios de cadastro, como cadastro com redes sociais, 92% dos usuários desistem se não lembram os dados de cadastro.
Ponto 6: Otimização
Formulários são a melhor forma de receber feedbacks, construir uma lista de clientes, realizar campanhas de cadastro e muito mais.
Sendo assim, existem algumas maneiras de garantir que seu usuário preencha o formulário e facilite a sua retenção de dados.
- Marque como obrigatório campos necessários;
- Utilize resposta de uma linha;
- Ofereça resposta automática;
- Reduza o número de campos;
- Use corretor ortográfico;
- Não use listas suspensas para mais de 4 opções, opte por botões;
- Use steppers, sliders ou abra um campo de resposta numérica em vez de listas suspensas;
Achou esse conteúdo interessante? Conta pra gente quais desses pontos o seu site segue!
Dica: Antes de implementar todos os princípios é importante analisar o que funciona para o seu público e segmento.
Se tiver alguma dúvida sobre como realizar esses testes, entre em contato com a nossa equipe.