June 9, 2022

Aprenda como utilizar o funil de vendas

Emily Trigueiro

Quando falamos de marketing, falamos de funil de vendas. 

Entender o funil de vendas ou funil de conversão é essencial para entender o funcionamento do seu site e aumentar suas vendas. Alinhar a sua estratégia ao funil de conversão é uma ótima maneira de compreender seus dados e administrar as etapas de vendas da sua empresa.

Abrir um negócio e oferecer produtos até parece fácil, no entanto é preciso entender e atender as necessidades dos clientes e guiá-los até a compra.

Quando o potencial cliente realiza o primeiro contato com a sua marca é aí que o funil entra, sua estrutura é pensada na melhor maneira de tornar essa pessoa em um cliente. Nessa estratégia é possível direcionar qual o conteúdo ideal ou ação que precisa ser tomada em cada fase do processo de vendas.

Dessa forma uma simples visita ao site sem intenção nenhuma de compra, pode se tornar em um contato, uma venda ou uma negociação. 

Os quatro estágios do funil

O funil de vendas possui 4 estágios:

Estágio 1 - Visitantes:  Nesse estágio temos o primeiro contato com o público. Durante a primeira fase o público consiste em pessoas que, por algum motivo, acessaram seu site por meio de ferramentas de busca no Google, anúncios em redes sociais, entre outras fontes de tráfego.

O interesse do visitante é variado, a busca pode vir de pessoas curiosas ou de pessoas que já estão decididas. Portanto, nessa etapa o objetivo é despertar interesse e prender a atenção do potencial consumidor.

A estratégia é fornecer conteúdos de qualidade, atualizados e constantes, queremos motivar o consumidor a retornar à página. Oferecer algum material que gere compartilhamento, pode auxiliar a sua marca a receber mais visitas e trazer mais interessados para o seu funil!

Estágio 2 - Contatos interessados:

Os contatos interessados, ou leads, são os potenciais clientes sem intenção de compra. Eles são visitantes que receberam algum material da empresa - ebooks, workshops, cupom de desconto - em troca de informações pessoais básicas, como e-mail, nome e telefone.

Para garantir um bom número de leads é preciso fazer a medição dos resultados dos processos. Baixos índices de conversão significam que a ação não é atrativa, ou faz com que os visitantes “fujam” pela quantidade de informações solicitadas.

Se quiser saber mais sobre informações de formulário, leia esse artigo!

Agora que você já conquistou os visitantes, é hora de transforma-los em leads, faça isso com e-mails de qualidades e com direcionamentos específicos para as demandas de cada um.

Estágio 3 - Transformar leads em clientes: 

Os leads com mais potencial, são os mais prováveis na concretização de vendas. Nessa fase, os potenciais clientes começam a receber mais o contato da sua marca - seja ele por ligação, e-mail ou anúncios de remarketing - com uma abordagem mais direcionada as dores e interesses desse usuário.

Durante essa abordagem é possível conquistar ainda mais a confiança e atenção do consumidor e finalizar a venda. 

Estágio 4 - O objetivo de tudo

Após passar por todas as etapas do funil de vendas, o  lead finalmente se torna um cliente. No entanto o seu trabalho de retenção não finaliza nessa fase, agora que você já tem mais uma pessoa em sua base de clientes é preciso realizar trabalhos de retenção. 

Eleve sua comunicação, ofereça mais diferenciais, recomende novos produtos e faça com que o consumidor torne-se fã da empresa.

O pós-venda é primordial para avaliar sua estratégia, nessa fase conseguimos avaliar a satisfação do cliente, saber quantas vendas foram realizadas, realinhar as fases do funil e mensurar os dados reais.

Com um estudo bem feito dos dados você pode entender melhor de onde surgem as vendas do seu negócio, é importante que mesmo após entender o funil de vendas, sua empresa continue acompanhando todos os processos e estratégias com a finalidade de otimizar o processo e melhorar as comercializações.

Analisar novos fatores e conhecer melhor seus clientes é essencial para manter o funil estruturado e funcionando.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como estruturar o funil de vendas para o seu site e acompanhar os resultados do seu negócio?

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