April 4, 2021

Como Recuperar Carrinhos Abandonados No Ecommerce

Brian Blox

E-commerces que não acompanham de perto o volume de abandono de carrinho e não criam estratégias para reverter esses dados, acabam perdendo a chance de aumentar (e muito) suas taxas de conversão.

De acordo com Baymard , 69,23% é a taxa de abandono de carrinho para a loja online média.

Apesar do alto número, é possível recuperar carrinhos abandonados de maneira eficaz e econômica. 85,65% dos abandonos de carrinhos ocorrem em smartphones, portanto, a otimização e testes em smartphones exigem uma atenção especial dos gestores de ecommerce.

Neste artigo, você aprenderá por que deve recuperar carrinhos abandonados, táticas eficazes para recuperar carrinhos, aplicativos de carrinho abandonado e muito mais.

O que é um carrinho abandonado?

Um carrinho abandonado ocorre quando um cliente adiciona um item ao carrinho e não prossegue com a compra. Por exemplo, um cliente pode ter a intenção de comprar, mas um alto custo de envio pode tê-lo impedido de prosseguir. Assim, resultando no abandono do carrinho.

Principais motivos do abandono de carrinho

Existem vários motivos pelos quais um cliente pode adicionar um item ao carrinho sem comprar. O processo de compra pela internet envolve muitos fatores, desde questões técnicas da sua loja até motivações internas dos consumidores. Você precisa estar atento a todos os detalhes.

O estudo do Baymard Institute identificou as seguintes razões:

60% – custos extras com frete ou taxas;

37% – exigência de criar uma conta;

28% – checkout complicado ou muito longo;

23% – cálculo de frete apenas no checkout;

20% – erros no site;

19% – falta de confiança para informar dados confidenciais.

Como calcular a taxa de abandono de carrinho

Você quer saber qual é a taxa de abandono de carrinho (TAC) em seu e-commerce e comparar com a média do mercado? Esse é um importante passo antes de aplicar as nossas dicas.

Então, vamos lá! Para descobrir a sua taxa de abandono de carrinho você pode fazer a seguinte conta:

Dividir o número de compras efetuadas (CE) pelo número de carrinhos criados (CC). Depois subtrair o resultado por 1 e multiplicar o valor por 100; assim você encontra o número em porcentagem.

Por exemplo:

Digamos que num mês você teve 55 compras efetuadas (CE) e 210 carrinhos criados (CC). Então, a sua taxa de abandono (TAC) foi:

55 (CE) / 210 (CC) = 0,26

1 – 0,26 = 0,74

0,74 x 100 = 74% (TAC em porcentagem)

É bom dizer que a taxa de abandono de carrinho pode variar de acordo com o que cada e-commerce considera como desistência.

Por que você deve recuperar carrinhos abandonados?

Existem vários benefícios em recuperar carrinhos abandonados. Primeiro, ajuda a aumentar as vendas . Ao recuperar seus carrinhos abandonados, você pode aumentar a receita e o lucro de sua loja acompanhando um cliente e incentivando-o a concluir a compra.

Colocar um cliente em seu funil de vendas é mais barato do que tentar encontrar um novo cliente para o mercado. Anúncios de retargeting tendem a ser acessíveis, e e-mails de abandono de carrinho são outra solução econômica para impulsionar suas vendas.

Em segundo lugar, quando você recupera carrinhos abandonados, torna-se mais capaz de determinar a causa das vendas menores. Se o desconto de um produto for eficaz na recuperação de carrinhos abandonados, o preço do produto pode ser muito alto para o consumidor médio.

Se clientes do mesmo país continuam abandonando seus carrinhos, seus custos de envio podem ser muito altos. Pode ser necessário oferecer um limite de frete grátis para torná-lo mais acessível para seus clientes internacionais.

Ao trabalhar para recuperar carrinhos abandonados, você se torna um dono de loja melhor, à medida que começa a perceber áreas em que pode melhorar seu negócio. Ele permite que você otimize melhor sua loja para conversões para que possa aumentar as vendas.

Lembre-se de que o cliente demonstrou interesse no produto, mesmo que isso tenha resultado no abandono do carrinho. Se um cliente abandonou o carrinho, mas estava planejando comprar seu produto, ele ficará feliz em concluir a compra.

Um erro cometido pelos lojistas é presumir que os clientes decidiram não comprar seus produtos. Até mesmo oferecer um pequeno desconto para recuperar carrinhos abandonados pode ser lucrativo para sua loja.



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